Sesmt: 44 anos em prol da saúde e da integridade física dos trabalhadores

Sesmt: 44 anos em prol da saúde e da integridade física dos trabalhadores

O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Esta conquista foi dada no dia 27 de julho de 1972, pela Portaria 3.237, o Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) surgiu pela necessidade de reduzir os índices de acidentes do trabalho e, desde então, mesmo com os inúmeros desafios enfrentados, seus profissionais têm contribuído para ajudar na ampliação da cultura prevencionista e conscientização dos trabalhadores nas empresas.
Foto www.segurancadotrabalhoacz.com.br

O Sesmt está estabelecido no artigo 162 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e é regulamentado pela NR (Norma Regulamentadora) 4 do Ministério do Trabalho.
O Serviço, dependendo da quantidade de empregados e da natureza as atividades, pode incluir os subsequentes profissionais: médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de enfermagem do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e técnico de segurança do trabalho.
O Sesmt deve funcionar em consonância com a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
Hoje, 44 anos depois de sua criação, não se pode pensar em uma companhia que não esteja preocupada com os índices de acidentes de trabalho. A segurança dentro da empresa é sinônimo de qualidade e de bem-estar para os trabalhadores.

por Redação | 27 de julho de 2016 - Revista CIPA